Urologista faz palestra para colaboradores do Cecon

Chamar a atenção para a necessidade de diagnosticar precocemente o câncer de próstata é um dos objetivos da campanha Novembro Azul. E o Centro Capixaba de Oncologia (Cecon) apoia esse movimento tão importante para a saúde dos homens.

No dia 29 de novembro, o urologista do Cecon, Carlos Henrique Segall Jr., ministrou uma palestra para colaboradores da clínica. Ele falou sobre a doença, os sintomas, tratamentos e destacou importância da realização dos exames, muitos homens ainda se recusam a fazer, seja por preconceito, medo ou falta de informação.

A detecção do câncer de próstata é feita inicialmente por meio de dois exames: o de sangue, chamado PSA, e o toque retal.

"Esses dois exames não devem ser feitos separadamente. Há possibilidade do resultado do exame de sangue ser normal e a pessoa ter um tumor na próstata, que em alguns casos só é diagnosticado com o toque retal. O procedimento é muito simples, não dura mais do que alguns segundos, é indolor e não ofende ninguém", alertou o urologista Carlos Henrique Segall Jr.

A palestra do urologista foi realizada no auditório do Cecon.